segunda-feira, 15 de março de 2010

Planejamentos de Hora do Conto




Siiiiiim, é época de Páscoa, eu sei. Maaaas, a vida segue, e não podemos nos limitar à comemoração desta data na época do ano em que estamos. Por isso, posto aqui cinco sugestões de Hora do Conto, com introdução, conversação, atividade e fechamento. Bom proveito a todos :D


A GALINHA RUIVA
Autor: Peryhn Coussen

INTRODUÇÃO:
        - Dentro de uma caixa, colocar uma pena. Dispor as crianças em forma de círculo. Um de cada vez deverá pegar o objeto que está dentro da caixa e, sem olhar para ele, tocá-lo e tentar descobrir o que é. A turma deverá permanecer em silencio, até que todos tenham sentido o objeto. Após isso, perguntar à turma o que estava dentro da caixa. Perguntar que bichos que eles conhecem têm penas. Incentivá-los a falar sobre a galinha. Perguntar como é esse bicho, que som ele faz, se alguém já o viu e onde.

CONVERSAÇÃO:
        - Perguntar aos alunos quem eram os amigos da galinha na história, o que eles gostavam de fazer, o que a galinha fez na história, qual ingrediente ela usou e o que ela teve que fazer para transformar esse ingrediente em um bolo. Perguntar também quem eles acham que estava certo na história: a galinha ou seus amigos e por quê.

ATIVIDADE:
        - Na história, a galinha criou um bolo, no qual o milho foi o ingrediente principal. Distribuir a cada aluno uma folha com dois quadros. Num desses quadros, os alunos deverão desenhar o seu próprio bolo e, no outro, o ingrediente que foi utilizado para fazer esse bolo.
        - Distribuir aos alunos massinha de modelar e pedir aos alunos cada um deles crie o seu próprio bolo. No término da atividade, cada aluno poderá apresentar seu bolo à turma, falar de que é feito, etc.

FECHAMENTO:
- Cantar com os alunos a música “Meu pintinho amarelinho”.



CHAPEUZINHO VERMELHO
Autor: Irmãos Grimm
INTRODUÇÃO:
Pedir aos alunos que fechem os olhos e imaginem que estão em um lugar muito bonito, com pessoas que eles gostam. Dizer a eles que imaginem que nesse lugar há pássaros cantando, borboletas voando, o céu é bem azul e há muitas árvores. Agora, pedir a eles que imaginem uma floresta. Uma floresta muito bonita. Pedir aos alunos que abram os olhos. Dizer a eles o nome da história, seu autor, e falar que a história que eles ouvirão hoje acontece em uma floresta.

CONVERSAÇÃO:
Perguntar aos alunos como era o nome da menina e por que ela tinha esse nome, o que sua mãe havia lhe pedido para fazer, o que aconteceu no caminho, o que o lobo fez com a avó de Chapeuzinho e o que o lobo tinha de diferente da sua avó.

ATIVIDADE:
        - Entregar a cada aluno uma folha de ofício, a qual eles pintarão dos dois lados com giz de cera vermelho. Depois que todos os alunos pintarem, a professora ensinará aos alunos a fazer uma dobradura em formato de chapéu.
        - Entregar a cada aluno uma caixinha e uma porção de massa de modelar. Eles farão de conta que a caixinha é uma cesta e, usando a massinha, farão doces para colocar dentro de sua caixinha, tendo assim uma cesta de doces, como a Chapeuzinho vermelho tinha na história.

FECHAMENTO:
Junto com a professora, os alunos, usando seus chapéus vermelhos, cantarão a música que Chapeuzinho Vermelho cantava na história. A professora os ensinará a letra, que é a seguinte:
“Pela estrada afora eu vou bem sozinha, levar esses doces para a vovozinha. Ela mora longe, o caminho é deserto, e o Lobo Mau passeia aqui por perto. Mas à tardinha ao sol poente, junto à mamãezinha dormirei contente. Pela estrada afora eu vou bem sozinha, levar esses doces para a vovozinha.”


JOÃO E MARIA
Autor: Irmãos Grimm
INTRODUÇÃO:
       - Mostrar aos alunos figuras de doces (balas, chocolates...) e perguntar aos alunos o que ele vêem ali. Perguntar se eles gostam de doces e quais são os seus preferidos. Falar, então, que a história que ouvirão hoje tem muitos doces.
       - Comentar: - Eu conheço uma casinha, hum... Ela é... melhor falar depois.
       - Para falar desta casinha, vamos primeiro a língua desenrolar:
“O doce perguntou pro doce qual é o doce mais doce. O doce respondeu pro doce que o doce mais doce é o doce de batata doce.”
- Quer saber sobre essa casinha, mas primeiro vocês terão que acertar essa adivinha: “O que é o que é? Tem na lata do doce?” (O doce.) 
- Esta casinha de que vou falar tem a ver com doce. Vocês querem ouvir? Então vamos lá.


CONVERSAÇÃO:
       - Perguntar aos alunos como era o nome dos irmãos, com quem eles viviam, se a sua madrasta era boa ou má, o que ela queria fazer com eles, onde eles foram parar, como a bruxa era e o que ela fazia para saber se João estava mais gordinho.

        ATIVIDADE:
       - Como na história a bruxa enxergava mal e precisava tocar João para saber se ele estava gordinho ou não, nesta aula os alunos brincarão de cabra-cega. Um aluno terá seus olhos vendados e deverá caminha ao encontro de um de seus colegas. Ao encontrá-lo, deverá tocá-lo e, sem que este fale, deverá adivinhar quem é.

FECHAMENTO:
- Repetir com os alunos o trava-língua utilizado na introdução da história.


O PATINHO FEIO

INTRODUÇÃO:
       - Sentar com os alunos no tapete. Perguntar a cada um deles o que eles gostariam de mudar em seu corpo.

CONVERSAÇÃO:
       - Perguntar aos alunos como o patinho se sentia no começo da história, o que os outros pensavam dele, se ele era feliz ou triste e por que, o que ele descobriu mais tarde, como ele se sentiu e como ele ficou fisicamente.

ATIVIDADE:

       - Um de cada vez, os alunos irão até a frente do espelho e falarão coisas que acham bonitas em si. Depois de terem falado, os colegas poderão opinar.

FECHAMENTO:
- Colocar para que os alunos escutem a música “Cada um é como é”, de Maurício Mattar.


OS TRÊS PORQUINHOS
Autor: Irmãos Grimm 
INTRODUÇÃO:
       - Dividir os alunos em grupos e entregar a cada um deles algumas peças de lego e pedir que cada grupo crie uma casa, como queira, usando as peças disponibilizadas.
CONVERSAÇÃO:
       - Perguntar aos alunos quantos porquinhos havia na história e quais eram seus nomes, quem era o vilão da história, o que ele queria fazer, por que ele não conseguiu entrar nas duas primeiras casas e o que aconteceu quando chegou na terceira.
         ATIVIDADE:
       - Ensinar os alunos a fazer a dobradura em forma de casa;. Depois, os alunos poderão enfeitá-la.
FECHAMENTO:
- Cantar com os alunos a música “Era uma casa muito engraçada”.


OBS.: Postagem by Marcielle, a Pri só repostou por causa de um erro na html.
 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios