Aqui vão mais algumas sugestões de o quê trabalhar em Língua Portuguesa, com os pequenos:
Lembrando sempre que as ideias e planejamentos publicados aqui são de autoria de alunas, e não professoras. Sendo assim, utilize-as sempre como sugestões, e não como planejamentos prontos. Nossa intenção é sempre a melhor (:
CRIAÇÃO DE TEXTOS:
Mostrar as cenas de histórias infantis em livros, uma a uma, e pedir aos alunos que contem o que está acontecendo em cada uma das cenas, montando assim uma história. Depois, os alunos poderão representá-la em quadrinhos (ou escolher a história preferida para representar, no caso de ter sido trabalhada mais de uma), ou então a professora pode distribuir uma cópia da história para cada aluno, e eles ilustram.
ESCRITA:
De acordo com o assunto trabalhado, colocar no quadro o exemplo de uma determinada palavra ou frase e distribuir letras recortadas de revistas aos alunos, as quais deverão utilizar para colar na folha, escrevendo o que foi proposto.
INTERPRETAÇÃO:
Colocar para que os alunos escutem músicas infantis. Cantá-las e, logo após, fazer questionamentos referentes a elas, interpretando-as. (Ex: Por que o sapo não lava o pé?)
RECONHECIMENTO E ESCRITA DO NOME:
Passar pela turma uma “caixa surpresa” e dizer a eles que, dentro dela, há um segredo. Quem o descobrir, não poderá contar enquanto todos não tiverem visto e deverá haver silêncio absoluto na sala de aula. Dentro da caixa, haverá um espelho. Quando todos tiverem visto, pedir que ninguém conte o que havia ali e que, então, desenhem em uma das metades de uma folha de ofício o que viram.