quinta-feira, 18 de março de 2010

Sugestões de planejamentos - Língua Portuguesa



         
  


Aqui vão mais algumas sugestões de o quê trabalhar em Língua Portuguesa, com os pequenos:

Lembrando sempre que as ideias e planejamentos publicados aqui são de autoria de alunas, e não professoras. Sendo assim, utilize-as sempre como sugestões, e não como planejamentos prontos. Nossa intenção é sempre a melhor (:

CRIAÇÃO DE TEXTOS:
Mostrar as cenas de histórias infantis em livros, uma a uma, e pedir aos alunos que contem o que está acontecendo em cada uma das cenas, montando assim uma história. Depois, os alunos poderão representá-la em quadrinhos (ou escolher a história preferida para representar, no caso de ter sido trabalhada mais de uma), ou então a professora pode distribuir uma cópia da história para cada aluno, e eles ilustram.

ESCRITA:
De acordo com o assunto trabalhado, colocar no quadro o exemplo de uma determinada palavra ou frase e distribuir letras recortadas de revistas aos alunos, as quais deverão utilizar para colar na folha, escrevendo o que foi proposto.

INTERPRETAÇÃO:
Colocar para que os alunos escutem músicas infantis. Cantá-las e, logo após, fazer questionamentos referentes a elas, interpretando-as. (Ex: Por que o sapo não lava o pé?)

RECONHECIMENTO E ESCRITA DO NOME:
Passar pela turma uma “caixa surpresa” e dizer a eles que, dentro dela, há um segredo. Quem o descobrir, não poderá contar enquanto todos não tiverem visto e deverá haver silêncio absoluto na sala de aula. Dentro da caixa, haverá um espelho. Quando todos tiverem visto, pedir que ninguém conte o que havia ali e que, então, desenhem em uma das metades de uma folha de ofício o que viram. Pedir que escrevam seu primeiro nome na outra metade, de modo que ocupe todo aquele espaço. Conferir se os nomes estão escritos corretamente e, então, entregar aos alunos papel crepom. Os alunos deverão fazer bolinhas de papel crepom e colá-las sobre a primeira letra de seu nome.
Depois, entregar revistas aos alunos e pedir que recortem delas palavras que iniciem com a mesma letra de seu nome e as colem ao redor do nome escrito na folha. Formar então um círculo com os alunos e colocar todos os trabalhos no centro. Chamar um aluno de cada vez, e perguntá-lo qual é seu nome. A turma e o aluno deverão indicar qual é o trabalho no qual o nome dessa pessoa está escrito.
 
TOPO
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios