quinta-feira, 27 de maio de 2010

Festas Juninas!


Não tá na hora ainda, mas é interessante nos prepararmos desde já!

Em primeiro lugar consegui um roteiro de como preparar uma festa junina. Isto poderá ajudar caso auxiliemos na organização da mesma em nosso trabalho.
COMO ORGANIZAR UMA FESTA JUNINA

Para que sua Festa Junina seja um sucesso, é importante realizar um bom planejamento. Não é nada muito complicado e com algumas dicas você pode fazer uma festa bonita onde todos se divirtam.
Pode ser desde um grande arraial em uma escola até uma pequena comemoração com os amigos mais próximos. Basta usar criatividade, organizar as tarefas e entrar no clima.
Para facilitar seu trabalho, fizemos um guia para que sua festa seja um sucesso.
O planejamento é simples. Deve começar 1 mês antes do início das festas e seguir um roteiro de etapas, com os passos que indicamos a seguir:
1. Tema;
2. Local, data e horário;
3. Convite;
4. Decoração do local;
5. Fichas para as barracas;
6. Colaboradores;
7. Som;
8. Barracas;
9. Estrutura;
10. Barracas de brincadeiras;
11. Barracas de comidas e bebidas;
12. Danças;
13. Trajes;

Fonte: wiki.organizandoeventos.com.br


Vou postar também um teatrinho caipira bem legal!

TEATRO - Casamento de Festa Junina


Adaptação de: Lílian Jane (Coordenadora Pedagógica) e Daniela Baliza(Educação Física)
Montes Claros – Junho de 2009


Personagens: Mãe, pai, padre, jagunço, noivo, noiva, solteirona, delegado.


Entram a mãe e o pai da noiva:
 
Mãe: (chorando) – Minha filhinha... por que ela tem que casar tão nova?  
Pai: (sério e mão na cintura) – Tem sim! Quem mandou ficar de oio nele?

Entra o padre:


Padre: E aí, meu cumpadre! Boa tarde! Vai ou não vai ter casamento?
Pai: Claro que vai, seu padre! Não mandei lhe chamar aqui? Ah, a bênção seu padre!  
Mãe: A bênção, seu padre!
Padre: Estão abençoados! Mas cadê os noivos?
Pai: Já mandei um jagunço buscar o noivo. Vem nem que for amarrado!  
Padre: Mas pra que isso, cumpadre? O noivo não quer casar não? E o senhor vai obrigá-lo?  
Pai: Deixa estar seu padre!O senhor num entende de nada mas pode deixar que vai ter casamento!

Entram dois jagunços com o noivo seguro pelas mãos como se amarrado:


Pai: Ah, trouxe ele, né? Agora ocê vai ter que casar, quem mandou ficar de oio nela?
 
Noivo: mas ela parecia que estava gostando de mim também! Num pensei que ia precisar casar! Pai: Cala a boca, rapaz, senão minha fia vai ficar viúva é cedo! E cadê essa menina que num chega logo?

Chega a noiva num carrinho de mão bem enfeitado puxado por alguém:


Noiva: Tô aqui, pai... carma que tô chegando!

Pai: Até que enfim!
Noiva: Oi, amor! Até que enfim vamos ser felizes...
Noivo: Oh, jesus eu sou tão novo pa casar!

(a noiva chora)


Pai: Cê num tem medo de morrer mesmo, né rapaz! Anda seu padre, casa logo, porque o melhor de tudo vai ser quando acabar tudo!
 
Padre: Então, Jervásio, ocê aceita casar com Rosinha?
Noiva: é tudo que mais quero!
Padre: Jervásio, ocê aceita casar com a Rosinha?
Noivo: (gaguejando) É que...
Pai: Aceita sim seu padre! Casa logo que eu tô mandando!
 
(o noivo faz uma cara ruim)

Padre: Tá feito! Que Deus abençoe esta união... Ah, tem mais alguém aí que deseja se casar?


Aparece uma confusão de noivas puxando noivos para casar...


Padre: Calma, calma! Ainda dá tempo!


O padre inicia rezando no local onde realizará os casamentos:


Padre: “Em nome do prato, do frito, do assado e do cozido, pra deeeeentro!”


Meus irmãos e minhas irmãs, boa tarde pra suncês! Sejam todos bem vindos ao Arraiá do Subaco da Cobra. Vamo começar a cerimonha co o casamento coletivo como sempre!


Que entrem os noivos! (aguardar os noivos em fila)

Agora, que entre as noivas do outro lado da fila (aguardar as noivas na fila) vamos acaba logo com isso!

Seu Jervásio com a rosinha, Seu Joaquim co a dona Joaquina fala fina, dona Bartiana co o Bartião babão, Jurema co o João corta pão, Seu Teobaldo co a Ermenezilda, Seu Bertolina com a Bertolda... Seu Quezinho com a Clotilde cocozinha... chegeuem aqui mais de pertinho em nome do prato, do frito, do assado e do cozido, pra dentro!...
Os noivos me respondam por favor: Já que vocês todos resolveram se casar, é com gosto que vêm ao altar e prometem ser fiel às esposas na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na vida e na morte?

Noivos: Ieu? Na morte? Na doença? Na tristeza? Ieu é que não! Nunquinha da silva!!!
 
Padre: Seu delegado!!!!!  
Delegado: Pois não seu padre! O que que é seu noivo?  
Noivos: Não seu delegado! Aceitamos sinsinhô!  
Padre: Senhorita noivas! Vocês aceitam seus maridos como legítimos esposos e prometem honrá-los e obedecê-los de manhã, ao meio dia, de tarde e de noite, fazendo suas obrigações e criando seus filhos direitinho?  
Noivas: Sinsinhô seu padre! Ele é tão bonzinho!!!  
Padre: Alguém tem alguma coisa para falar contra esse casamento coletivo? Se tiver, fale agora ou cale-se para sempre!  
Já que não tem, eu vos declaro marido e mulher em nome do prato...  
Vão embora ser feliz pra lá!

Os casais se preparam para sair dando as mãos e se separam com o desespero da solteirona que entra gritando escandalosamente:


SOLTEIRONA: Socorro seu Padre! Eu também quero me casar! Me acode, pelo amor de Deus, seu padre!!
 
Padre: Calma, calma! Meus queridos irmãos, alguém aí quer casar com esta SENHORIRORA?

Aguarda um tempo e logo fala:


Padre: Bem! Já que ninguém não apareceu, solteira você não fica! Case-se comigo em nome do prato, do frito do assado e do cozido! 


Sai de mãos dadas com a solteirona e passa por entre os sacais que, logo que o padre passa, dão as mãos e saem falando também “Em nome...” Pai: (sai com a mãe e fala alto): Boa tarde(ou boa noite) pra todos vocês e vamos pra festa do (nome da escola)! sai correndo e tropeçando atrás dos casais.


PLANEJAMENTO - Festas Juninas


Desenvolvido pela educadora Renata Lemos.



1. Justificativa:
Já é tradição, todos os anos em junho, os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro. Nas escolas, todas as atividades giram em torno deste tema, que é de grande agrado das crianças. Nas lojas da cidade, as bandeirinhas, lanternas, balões, frisam os motivos juninos e despertam o interesse das crianças.
Este tema vai constituir uma rica oportunidade para a professora desenvolver o espírito religioso e o gosto pelo folclore brasileiro.
2. Assuntos a serem discutidos:
A vida dos santos padroeiros destas festas.
- As características das festas juninas: as vestimentas dos participantes, a ornamentação do ambiente, as canções folclóricas.
- Origem da fogueira de São João.
- As superstições em torno do assunto.
- Lendas alusivas ao assunto.
- As brincadeiras preferidas em tal ocasião.
- A vida do homem do campo: costuras, vestuários, ocupações, alimentação transporte, crenças.
3. Atitudes a formar ou desenvolver:
- Gosto pelas festas juninas.
- Admiração pelo homem do campo.
- Respeito pelos santos padroeiros.
- Cooperação com os colegas nos trabalhos e nas danças folclóricas.
- Interesse em colaborar trazendo gravuras, reálias, confeccionando enfeites para a ornamentação da sala de aula.
4. Hábitos e habilidades formar ou desenvolver:
- Ouvir com interesse as informações trazidas pelos colegas.
- Trabalhar e divertir-se em conjunto.
- Cantar e dançar ritmicamente.
- Confeccionar material para ornamentação da sala de aula.

Antes de iniciar a unidade, a professora deve:
- Consultar livros sobre o assunto.
- Procurar notícias nas revistas e jornais.
- Selecionar gravuras sugestivas para levantamento de perguntas.
- Procurar reálias, como balões, enfeites e trajes típicos, chapéu de palha, peneiras, espigas de milho.
5. Iniciação:
- Através de conversas, despertar o interesse das crianças pelo assunto e proporcionar-lhes base para levantamento de perguntas, através do material exposto e de atividades realizadas.
6. Incentivação:
Ornamentação da sala de aula com:
- mural sugestivo
-balões
-lanternas
7. Iniciação propriamente dita:
Conversar com as crianças, abordando os seguintes temas:
- Por que se festeja São João com fogueira?
- Por que o dia de São Pedro é festejado neste mês?
- Por que se usam nestas festas bandeirinhas, fogueiras, fogos?
- Por que é proibido soltar balões?
- Por que São Pedro aparece com uma chave na mão?
- Por que levamos mastro com imagem do santo festejado?
- O pular a fogueira sem se queimar é verdade?
- Por que comemos pés-de-moleque, batata-doce, pipocas, canjicas, nesta época?
8. Desenvolvimento – Atividades específicas:
Nesta fase, a professora conduzirá as crianças, de maneira a que elas possam responder às perguntas e resolver os problemas surgidos na iniciação através de atividades (que levam objetivamente a responder às perguntas e constatar os problemas levantados).
- Rodinhas informativas.
- Hora de novidades e surpresas.
- Excursões.
- Entrevistas.
- Pesquisas.
- Comentários de gravuras.
- Observações dirigidas de reálias.
Atividades Relacionadas (que possam esclarecer e fixar o assunto estudado):
Comunicação e Expressão: dramatização, pantominas, coro falado, poesias e quadrinhos, jogos e recreação.
Matemática: desenvolvimento de conceitos matemáticos, noções de Ciências Naturais: o estudo do milho e seus derivados.
Conteúdos
Dos problemas e questões, se extrairá o conteúdo que poderá ser resumido mais ou menos assim:
Vida dos Santos padroeiros destas festas:
-Santo Antonio – 13 de junho – Seu amor à pobreza e ao Menino Jesus. É considerado o Santo Casamenteiro.
-São João – 24 de junho
Quando João nasceu, sua mãe, Isabel, avisou do seu nascimento acendendo uma fogueira. Assim se faz, até hoje, no dia de São João.
-São Pedro – 29 de junho – Um pobre pescador que mais tarde se tornou o primeiro papa.

Levar as crianças a sentirem como Jesus ama os humildes.

Como a família e a comunidade comemoram estas festas: Com fogueira, jogos, quadrilhas e outras danças típicas; levantamento de mastros, procissões, novenas no meio rural.

Servindo alimentos típicos: canjicas, pipocas, batata-doce, amendoim, pé-de-moleque, pipoca, cocada, broa de fubá, quentão, garapa (cana-de-açúcar) etc.

Vestindo-se “a caráter” à moda do homem do campo.

A vida do homem do campo:
-Vestuário: chapéu de palha, capa de couro cru, botas ou descalço, em geral roupas velhas e remendadas.
-Divertimento: serenata, bailes aos sábados ao som da viola e sanfona.
-Alimentação: é feita através dos produtos adquiridos no seu meio.Alimentos à base de milho como canjica, cuscuz, pamonha e outros, como por exemplo: arroz-doce, melado, pé-de-moleque, cocada baiana, amendoim torrado, batata-doce, etc.
-Transportes: usam de preferência o cavalo, o carroção de boi e andam a pé.
-Casa: é simples, sem luxo.
-Instrumentos de trabalho usados no campo: enxada, arado, foice, machado, ancinho, grades, peneiras, podões, regadores, jacás, etc.-
Encerramento: Festança no arraial.

Por hora é só! Em breve postarei idéias de convites para a festa e trabalhinhos manuais sobre as Festas Juninas. 

Espero que seja útil! (:


 
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